
Depois de anos de serviços prestados às famílias e frotistas
do Brasil, chegou a hora de Meriva e Zafira se aposentarem. Em seu lugar, a
Chevrolet lança a Spin, que substitui a dupla de veteranas minivans de uma vez
só. Para atender os clientes que prezam tanto o espaço para bagagens quanto o
transporte de passageiros, a GM resolveu desenvolver versões com cinco ou sete
lugares, em uma estratégia semelhante à usada pela Nissan com Livina e Grand
Livina.
Totalmente projetada no Brasil, a Spin está em sintonia com as últimas
tendências de estilo da Chevrolet global. Não é difícil encontrar semelhanças
com modelos mais recentes da marca: a grade frontal avantajada e o desenho dos
faróis lembram a S10 e as lanternas remetem a Agile e Cobalt. Apesar do
parentesco exacerbado, a minivan tem personalidade própria, notada
principalmente nos dois vincos que nascem na altura dos faróis e lanternas.
O interior se parece com o do Cobalt, inclusive em soluções controversas como o
painel digital. O nível de acabamento também segue o do sedã, mas há vários
porta-objetos distribuídos pela cabine, como convém a uma minivan. O
porta-malas da Spin comporta 710 litros na versão para cinco passageiros,
saltando para 1.668 litros com o banco traseiro rebatido. Na versão com sete
lugares, o acesso à terceira fileira é dificultado pela falta de um mecanismo
que deslize o banco de trás, mas o espaço é suficiente apenas para levar
crianças. O espaço para bagagens é sacrificado, caindo para 162 litros.
A Spin usa uma nova versão do motor 1.8 Flexpower, agora batizado com o
sobrenome Econo.Flex. São 108 cv com etanol e 106 cv se a escolha for pela
gasolina, ambos a 6.200 rpm. O torque máximo informado pela montadora é de 17,1
mkgf com etanol e 16,4 mkgf com gasolina, sempre com 6.200 rpm.
O monovolume terá duas versões de acabamento. A Spin LT sai de fábrica com
ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, vidros e travas elétricas,
banco do motorista com regulagem de altura, freios com sistema anti-travamento
(ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), rodas de 15 polegadas com
calotas e coluna de direção com regulagem de altura. Opcionalmente, a minivan
terá rodas de liga leve, rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3 e
Bluetooth, câmbio automático de seis marchas - emprestado do Cruze - e piloto
automático. No caso da Spin LTZ, além dos itens que recheiam a LT, há a
terceira fileira de bancos, rack de teto, computador de bordo, sensor de
estacionamento e volante multifuncional. A lista de opcionais da versão LTZ é a
mesma da LT.
Na versão LT, vendida com cinco lugares, o preço parte
de 44.590 reais e sobe para 49.690 reais se o comprador quiser
levá-la com piloto automático e câmbio automático de seis velocidades.
A configuração LTZ (oferecida com sete lugares) custa 50.990
reais sem opcionais e 54.690 reais com a inclusão do piloto automático e
da transmissão automática.
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