De um lado, Strada Adventure Locker; de outro, Saveiro Cross. As duas têm cabines estendidas, são versões topo de linha e disputam o mesmo comprador. Mas os pontos em comum param por aí.A impressão é de que durante o desenvolvimento Fiat e Volkswagen tomaram caminhos diferentes. A primeira escolheu os terrenos acidentados para validar seu projeto. A Volks preferiu estradas que tinham acabado de ser abertas pelos tratores de terraplenagem. A diferença de propostas surge à primeira vista. A Strada é mais parruda. Ela é mais alta e mais larga e seus pneus 205/70 R15 de perfil mais alto que os 205/60 R15 da Saveiro reforçam a sensação de robustez. Na cabine, quem dá o tom são os três instrumentos no alto do console, típicos dos veículos fora-de-estrada (bússola e inclinômetros lateral e longitudinal). A Saveiro, por sua vez, tem rodas que calçariam bem um sedã, molduras discretas nos para-lamas e não tem estribos, como na Strada. Internamente, sua maior ousadia é o revestimento dos bancos de tecido com textura que lembra trilhas de pneus de jipe.
Ao volante, a impressão inicial se confirma. A Strada tem um comportamento mais bruto. Seu volante é mais direto e suas reações, mais prontas. Mas isso não a faz desconfortável. No que diz respeito à calibragem de suspensão, pode-se dizer que as duas picapes têm o mesmo ajuste e privilegiam o conforto, deixando a carroceria um pouco solta – com algum rolling nas curvas. Mas, no conjunto, a Saveiro é mais dócil, exige menos esforço do motorista e oferece melhor dirigibilidade. Outro ponto forte da Saveiro é a ergonomia, mais bem resolvida que a da Strada. E aqui pesa o fato de a Saveiro ser um projeto 12 anos mais jovem.
Em relação ao desempenho, a Strada faz valer o melhor rendimento de seu motor 1.8, que tem 114 cv de potência e 18,5 mkgf de torque, frente ao 1.6 da Saveiro, com 104 cv e 15,6 mkgf. Na pista de testes, a Strada acelerou de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos, enquanto a Saveiro precisou de 13,3 segundos. E a retomada de 60 a 100 km/h, em quarta marcha, foi feita em 9,9 segundos pela picape Fiat, contra os 14,7 segundos da Saveiro. Além disso, a Strada consumiu menos álcool, com as médias de 6,9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada, diante das médias de 6,4 e 8,5 km/l da rival, respectivamente. Na pista de testes, a Saveiro só conseguiu superar a Strada nas frenagens. Vindo a 80 km/h, a Saveiro parou em 26,5 metros, enquanto a Strada percorreu 28,5 metros.
Custo-benefício
Pode-se dizer que, apesar das diferenças, o confronto entre as picapes foi equilibrado, na medida em que as duas apresentaram altos e baixos alternados e bem definidos. No entanto, a Saveiro leva vantagem quando se olha para a tabela de preços. Na versão básica, a Saveiro custa 41 840 reais e tem, entre os principais itens exclusivos, sensores traseiros de estacionamento, retrovisores elétricos, capota marítima e conjunto de quatro alto-falantes e dois tweeters. A Strada, por sua vez, sai por 46 820 reais e vem com ar-condicionado, computador de bordo, bússola, inclinômetros e diferencial dianteiro blocante. Com a diferença de preço que se paga a mais pela Strada, é possível incluir na Saveiro ar-condicionado, ABS e airbag, com preço total chegando a 46 684 reais.
Em relação às despesas de seguro e peças, a Saveiro também onera menos o motorista. Segundo a corretora Nova Feabri, para um mesmo perfil de cliente de risco moderado, o seguro de uma Saveiro sai por cerca de 4% de seu valor, enquanto o da Strada custa perto de 6%. E no caso das peças, de acordo com levantamento da empresa Audatex, que pesquisa os preços públicos sugeridos pelas fábricas, o custo da Strada também tende a ser maior. O par de amortecedores dianteiros, por exemplo, custa 288 reais na Fiat e 240 reais na Volks. E o jogo de pastilhas de freio sai por 273 e 154 reais, respectivamente. Ou seja: no fim das contas, a Saveiro desafia a rival e leva a melhor.
STRADA
DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
A suspensão é mais robusta, mas tem o mesmo comportamento que a rival. A direção é direta e os freios poderiam ser mais eficientes.
★★★
MOTOR E CÂMBIO
A boa sintonia do conjunto fez diferença na pista.
★★★★
CARROCERIA
Impressiona pelo visual robusto. Mas o design sente o efeito do tempo.
★★★
VIDA A BORDO
Os bancos apoiam bem o corpo, mas a ergonomia deixa a desejar.
★★★
SEGURANÇA
Tem ABS e airbags como opcionais no pacote HSD por 2 300 reais.
★★★
SEU BOLSO
Seus custos são maiores que os da rival.
★★★
SAVEIRO
DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
A Saveiro é confortável, tem boa dirigibilidade e freia com segurança.
★★★★
MOTOR E CÂMBIO
O câmbio é cumpridor, mas o motor deveria ter mais torque e potência.
★★★
CARROCERIA
O design é bonito e moderno e o acabamento, de boa qualidade.
★★★★
VIDA A BORDO
É bem equipada, com 16 porta-trecos, entre eles uma bolsa (de rede) na parte traseira da cabine.
★★★★
SEGURANÇA
Por 2 000 reais a mais, o motorista leva duplo airbag e freios com ABS.
★★★
SEU BOLSO
Tem preço competitivo diante da concorrente.
★★★★
VEREDICTO
A Strada apresentou melhor rendimento na pista de testes, mas no dia a dia a Saveiro agradou pela dirigibilidade. A Strada tem mais equipamentos para incursões fora-de-estrada. A Saveiro vem mais bem armada para o uso urbano. Aptidões à parte, a Saveiro é um projeto mais moderno e pesa menos no bolso, desde a compra.
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