
Demorou, mas a Volkswagen finalmente deu à SpaceFox uma versão aventureira, a Space Cross. A receita é parecida com a aplicada na dupla Fox e CrossFox: suspensão elevada e tratamento estético discreto. Na teoria, o lançamento da Volks deixaria a concorrência comendo poeira, pois a Fiat Palio Adventure e a Peugeot 207 Escapade já não contam com o efeito novidade, um atributo de grande peso num segmento em que imagem é crucial. Mas, na prática, a disputa é radical e joga a teoria de vida fácil da VW na lama. A Escapade fica num meio-termo entre o estilo "mais urbano que aventureiro" da Space Cross e a camuflagem pesada da Adventure. Para você não errar na hora de escolher sua perua aventureira, confrontamos as três e descobrimos que as diferenças entre elas vão muito além do nível de radicalidade do layout.
3º 207 SW ESCAPADE 1.6 16V
O tempo joga contra a representante da Peugeot. Uma olhada no histórico mostra que as vendas nunca se firmaram em mais de 50% do mix, como previa a marca. Atualmente, a versão aventureira também não vai bem: representa 20% das 207 SW comercializadas. E o futuro não parece ser dos mais promissores. O hatch 208 chega no segundo semestre de 2012 para substituir o 207 e, dentro da normalidade do mercado, é de esperar que todos os seus derivados (sedã, picape e perua) acompanhem a mudança. Mas uma fonte ligada à PSA diz: "A virada não acontecerá de uma só vez. Após o hatch, muda o sedã. Picape e perua continuarão como 207 por mais um ano, pelo menos. Depois, a SW pode morrer e a Hoggar assumir a função de picape de trabalho, atendendo somente a frotistas".
Ainda assim, não descarte a Escapade. De cara, ela oferece o preço mais em conta da turma, 48790 reais - ou 51790 reais com ABS e airbag duplo. Ela também tem o menor custo de revisões até 60 000 km (1 773 reais), de seguro (2 394 reais) e da cesta de peças QUATRO RODAS (1 718 reais). Space Cross e Palio Adventure "consomem", respectivamente, 1926 e 1784 reais com revisões, 2545 e 3114 reais com seguro e 2855 e 3121 reais com peças.
Na pista, a Escapade mostrou que o motor 1.6 16V, apesar de ruidoso, é mais eficiente que o 1.6 8V da Space Cross - andou mais e consumiu menos etanol. O problema maior se deu nas provas de frenagem, em especial nas de 120 e 80 km/h a 0 (veja ficha comparativa na pág. 94). A suspensão tem acerto firme, o que compromete o conforto a bordo.
Quando for viajar, peça à família que economize na bagagem. O porta-malas tem volume de 313 litros, minúsculo diante do compartimento das concorrentes Palio Adventure (460 litros) e Space Cross (430).
DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
Os freios decepcionam. Apesar do ABS, registrou os piores espaços em quase todas as nossas medições.
★★★
MOTOR E CÂMBIO
Um pouco mais ruidoso que o motor da concorrência, o 1.6 16V da Escapade compensa o problema com o baixo consumo de combustível. Na estrada, não tem para ninguém.
★★★
CARROCERIA
A idade começa a pesar e as primeiras informações apontam para um futuro incerto. Construtivamente, tem nível de acabamento similar ao da Space.
★★★
VIDA A BORDO
Comandos bem dispostos, bom nível de equipamentos e painel com boa visualização.
★★★
SEGURANÇA
É a única do segmento em que ABS e airbag duplo são opcionais.
★★★
SEU BOLSO
Pode estar na reta final, e isso, se confirmado, significa desvalorização imediata. Mas é a menos custosa de manter.
★★★★
2º SPACE CROSS 1.6 8V
Às vezes, a vantagem teórica de ser um estreante em meio a concorrentes conhecidos vira pó. É o que acontece com a Space Cross. Aliás, não fosse o frescor da novidade para combater o bom custo-benefício da Escapade, a perua da Volkswagen poderia ter ficado na lanterna.
A VW é discreta na hora de vestir seus filhos com roupas de aventura. A única parte um pouco mais chamativa é a dianteira, com maior área de grade central e faróis auxiliares de dupla função: neblina e longo alcance. A perua mostra o mesmo layout do CrossFox, porém sem o recurso estético do estepe aparente junto à tampa do porta-malas. Em meio ao trânsito de São Paulo, notamos mais pessoas olhando para a Adventure do que para a Space Cross. A cabine, cuja decoração utiliza elementos que podem ser comprados como acessórios nas concessionárias (como pedaleiras de alumínio, por exemplo), é ainda menos diferenciada da versão "civil". Portanto, se a ideia é optar por um aventureiro urbano para rodar num "carro de imagem", de aspecto exclusivo, a Space é a pior das opções aqui alinhadas.
Apesar de o motor 1.6 8V não ser tão eficiente (relação entre desempenho e consumo) quanto o das concorrentes, a Space Cross é a que tem melhor dirigibilidade. E isso também colaborou para que ela ficasse à frente da 207 neste comparativo. O torque máximo (15,6 mkgf com etanol) surge a apenas 2 500 rpm, o que significa menos trocas de marchas para manter o motor vigoroso. O câmbio MQ 200, de engates precisos, e a suspensão confortável, segura e silenciosa reforçam a qualidade de rodagem.
Completa de série, a Space Cross tem entre seus opcionais volante multifuncional, regulagem de altura e profundidade da direção, bancos de couro e câmbio automatizado.
DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
A suspensão bem acertada é acompanhada por freios eficientes. No asfalto, a VW é dona do melhor comportamento.
★★★★
MOTOR E CÂMBIO
Com torque máximo disponível em baixa rotação, a dirigibilidade é privilegiada. Mas o consumo é apenas mediano.
★★★
CARROCERIA
Num segmento em que imagem conta muito, o visual discreto demais pode jogar contra. Mas carroceria e interior são muito bem montados.
★★★★
VIDA A BORDO
Há mesinha retrátil no encosto dos bancos dianteiros, mas os portaobjetos nas portas são de difícil acesso.
★★★
SEGURANÇA
O bom trabalho da suspensão garante estabilidade acima da média.
★★★★
SEU BOLSO
Mais cara que as rivais, tende a ser alvo de desconto generoso em pouco tempo.
★★★
1º PALIO ADVENTURE 1.8 16V
Mãe do segmento, a Palio Adventure nasceu em 1999 como uma aposta da Fiat para fisgar os consumidores que buscavam um carro de visual e suspensão parrudos. Foi um tiro certeiro. Segundo a marca, hoje a versão Adventure corresponde, sozinha, a 53% das vendas de Palio Weekend. A Trekking, uma versão aventureira mais light e barata, vende outros 27%, e os 20% restantes são da Attractive, a versão "civil".
Discrição não é com a Adventure, como deixam claro o rack de linhas irregulares, as largas molduras dos arcos de roda com parafusos aparentes e a dianteira abrutalhada com dois pares de faróis auxiliares. A Palio Adventure chega à liderança do comparativo pelo conjunto. Não é novidade, mas atrai olhares na rua como se fosse, anda bem, consome pouco e carrega mais bagagem que as rivais - pontos primordiais para uma perua urbano-aventureira.
O maior problema está no pacote de equipamentos, pobre diante dos da concorrrência. É preciso investir cerca de 3 000 reais na compra de itens como banco traseiro bipartido, sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento, vidros elétricos nas portas traseiras e rádio. Ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, ABS, airbag duplo e rodas de liga leve são de série.
O custo com o pacote de revisões até 60 000 km é de 1784 reais e inclui quatro paradas na rede de assistência, uma vez que elas acontecem a cada 15 000 km - Space Cross e 207 Escapade param a cada 10 000 km. O seguro pede uma cotação antes da compra, pois no perfil padrão de QUATRO RODAS foi o mais caro das três.
O motor E.torQ 1.8 16V é a nova referência do segmento. Deu à pesada Adventure excelentes números de aceleração, retomada e consumo.
DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
Com longo curso de atuação, a suspensão da Palio é para quem quer uma perua, de fato, aventureira.
★★★★
MOTOR E CÂMBIO
Maior e mais eficiente que o motor das rivais, o 1.8 16V da Fiat cumpriu sua obrigação ao proporcionar desempenho superior nas provas dinâmicas e surpreendeu com o baixo consumo.
★★★★
CARROCERIA
O visual marcante enche os olhos de um público que está atrás justamente de um carro de imagem.
★★★★
VIDA A BORDO
O porta-malas espaçoso atrai quem quer um aventureiro urbano, mas não abre mão de espaço para viajar com a família.
★★★
SEGURANÇA
Com freio bem dimensionado, parou de forma equilibrada e em curtos espaços.
★★★★
SEU BOLSO
O futuro breve reserva uma remodelação, afinal o Palio hatch está para mudar. Ainda assim, o modelo atual tem ótimo custo-benefício.
★★★★
VEREDICTO
Assim como a Escapade, a Adventure sofre com a proximidade de uma nova geração. A diferença é que a perua da Fiat é tão forte no segmento que isso a blinda contra uma desvalorização abrupta. O consumo elevado, antigo problema da Adventure, foi resolvido desde a chegada do eficiente motor E.torQ.
Opinião do Blog: A Adventure é a mais aventureira, porém a Space Cross é um carro completo e com um acabamento mais refinado, podendo se levar em conta se você busca status ela Pode te trazer isso, é um carro muito bom, um carro com um desenho melhor que os das concorrentes,porém no aspecto aventureiro ela perde de lavada da marca Italiana,mas se você procura um carro com um acabamento ,design e um "disfarce'' aventureiro e um conforto muito bom,um carro que te de status, um carro completo,a Space Cross ganha de todos os concorrentes sem pestanejar,Na opinião do blogueiro a um empate entre Fiat e a marca Alemã já que uma é completa no quesito aventureiro e a outra é completa no quesito Urbano com uma roupinha aventureira que certamente é um carro de status, a um empate uma foge um pouco da categoria mas é referencia em design e acabamento e conforto com uma pitada aventureira,mas se você procura por um carro realmente aventureiro a Adventure é uma grande opção,porém Space Cross pode te deixar em dúvida.
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