1908 - A General Motors (GM) é fundada por William "Billy" Durant. Detentora da Buick Motor Company, a GM comprou nos anos seguintes mais de 20 empresas, como Oldsmobile, Cadillac, Rapid Motor Vehicle Company (hoje GMC) e Oakland (depois batizada de Pontiac)
1910 - Durant é destituído por um comitê de banqueiros
1911 - Durant inicia outra empresa, a Chevrolet
1915 - Durant volta à GM, fundindo-a com a Chevrolet, que competia com a Ford vendendo carros de baixo custo
1919 - Construção do Edifício GM, em Detroit
1920 - Durant finalmente deixa a GM
1924 - Alfred Sloan, à frente da GM, articula a estratégia de produtos: "A car for every purse and purpose" ("Um carro para cada bolso e necessidade")
1925 - A GM do Brasil é fundada em galpões alugados no bairro do Ipiranga, em São Paulo, para montar veículos importados dos EUA. O primeiro foi um furgão de entregas urbanas Chevrolet
1927 - Lançado o Cadillac LaSalle
1928 - A GM se estabelece na Índia
1929 - A alemã Opel é comprada pela GM. Tomada pelo governo alemão na Segunda Guerra Mundial, a Opel depois voltou à GM
- A GM se estabelece na China
1930 - A GM Brasil inaugura sua primeira fábrica no país, em São Caetano do Sul (SP)
1937 - Reconhecendo o sindicato United Auto Worker (UAW), a GM põe fim, em fevereiro, a uma greve iniciada em dezembro do ano anterior
1940 - O presidente da GM, William Knudsen, é nomeado para um cargo público: chefe do escritório governamental de gerenciamento da produção em tempos de guerra
1951 - Iniciada no Brasil, pela GM, a produção das geladeiras Frigidaire
1953 - Lançado o esportivo Chevrolet Corvette
1954 - A GM atinge uma participação de 54% do mercado americano
1958 - Começa a produção dos caminhões Chevrolet Brasil e das picapes Expresso do Aço, primeiros veículos genuinamento nacionais da marca
1959 - Inaugurada a segunda fábrica brasileira da GM, em São José dos Campos (SP)
1962 - A Opel lança o Kadett
1965 - Ralph Nader publica "Unsafe at any speed", uma crítica à abordagem da indústria automobilística na questão da segurança, com o primeiro capítulo dedicado ao Chevrolet Corvair. O livro só começou a vender bem quando veio à tona que a GM contratara detetives para investigar Nader
1968 - Lançado o Opala, primeiro carro de passeio Chevrolet produzido no Brasil, que saiu de linha 24 anos depois
- Inaugurado o edifício General Motors em Nova York, com 50 andares
1969 - A GM fabrica o sistema de navegação para o pouso da Apollo 11 na Lua
1971 - A GM desenha e fabrica o sistema móvel para o Lunar Rover Vehicule usado no pouso da Apollo 15
1973 - Chega ao mercado brasileiro o Chevette, baseado no Opel Kadett. Foi substituído pelo Corsa em 1994
1977 - Em resposta à crise de energia, os consumidores buscam carros menores, colocando as montadoras japonesas no mapa. A GM começa a perder mercado
1982 - Lançado o Monza no Brasil
1985 - Em uma parceria com a japonesa Toyota, a GM fabrica o Toyota Corolla e o Chevrolet Nova na Califórnia
1989 - A GM compra 50% da sueca Saab Automobile
1990 - Em um novo contrato com o UAW, a GM concorda em pagar salários quase cheios e todos os benefícios mesmo se os funcionários não estiverem trabalhando
1996 - Começa o projeto do carro elétrico da GM. Três anos depois, a empresa destruiu os veículos
1998 - Uma greve em Flint, Michigan, fecha as operações da GM por sete semanas e afeta o balanço e as vendas da companhia
1999 - A marca Hummer é adicionada à família GM
2000 - A GM Brasil inaugura o Complexo Industrial de Gravataí (RS)
- Lançado o Celta no Brasil
2002 - Continua o investimento nas SUVs (veículos de grande porte), apesar da queda nas vendas
2004 - Sai da linha de produção o último Oldsmobile
2005 - A GM e a Ford perdem o grau de investimento (nota máxima dada por agências de rating), por causa da preocupação dos investidores quanto às obrigações com aposentadorias e planos de saúde
Setembro de 2008 - A crise financeira complica ainda mais a situação de GM, Ford e Chrysler, que vão pedir socorro financeiro à Casa Branca
Novembro de 2008 - GM, Ford e Chrysler vão ao Congresso pedir US$ 25 bilhões, o que foi negado pelos senadores. O Tesouro já havia negado ajuda
Dezembro de 2008 - A administração George W. Bush dá à GM um empréstimo-ponte de US$ 13,4 bilhões
Março de 2008 - A administração Barack Obama dá 60 dias para a GM apresentar um plano de reestruturação e força a saída do principal executivo, Rick Wagoner
27/4/2009 - O plano de recuperação da GM é apresentado ao governo dos EUA. A empresa pede mais ajuda estatal e a troca de dívida por ações, além de anunciar o corte de funcionários, o fechamento de fábricas e a extinção de marcas
29/5/2009 - A GM fecha um acordo para socorrer seu braço europeu, a Opel, que ficará com a fabricante canadense de autopeças Magna. O governo alemão deve conceder um empréstimo de US$ 2,1 bilhões
1/6/2009 - A GM pede concordata
Fonte:
http://oglobo.globo.com/economia/a-historia-centenaria-da-general-motors-gm-3198901 Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/a-historia-centenaria-da-general-motors-gm-3198901#ixzz1w7EYF7Hy
Comentário:Leiam o globo!! (comentário próprio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário